Persona é um conceito da psicologia (C. Jung), que pode ser entendido como uma variante da personalidade do ser com significado e/ou função específica para cada pessoa, mas também é compreendida à partir do viés do marketing.
Quando pensamos em clínica como negócio é fundamental pensar em uma ela delimita como vamos nos posicionar, com quem estamos falando e como falar. Isto é, uma representação fictícia que representa um tipo específico de usuário, ou seja, uma segmentação de mercado mais específica.
Quando se define a Persona o psicólogo pode pensar em conteúdos específicos para amparar sua atuação, tanto nos meios digitais (online), quanto nos meios presenciais (offline).
Quando se pensa em Persona, é importante pensar nas satisfações e insatisfações do seu cliente, pois isso dá base no que pode ser ofertado como serviço pelo profissional. É extremamente importante pensar também que para determinar a Persona, o psicólogo deve se atentar à uma especificação que lhe agrada, uma problemática que seja de seu interesse e lhe de satisfação em trabalhar.
Há várias ferramentas para se pensar e definir a Persona, o autoconhecimento é importantíssimo amparar este processo.
No workshop promovido pela Perspective Consultoria e Psicologia, este será um dos temas a serem trabalhados!
Você vai ficará de fora?