Você tem consciência das suas mudanças?
Atualizado: 4 de Abr de 2020

A palavra MUDANÇA por si só já vem acompanhada de calafrios, seja ela material ou imaterial sempre vai exigir de nós uma transformação e a necessidade de algo ser diferente. Muitas pessoas podem resistir a mudanças e há diversos fatores para isso:
Instinto de Sobrevivência;
Medo do Desconhecido;
Insegurança;
Falta de Informações, entre outros elementos são alguns dos fatores.
É importante salientar que geralmente essa resistência está ligada a fatores mais profundos da nossa personalidade como a nossa forma de ser ou lidar com determinadas situações. E quando pensamos nisso, devemos levar em consideração que biologicamente, já temos uma tendência em não mudar, garantido pela necessidade de nos mantermos vivos e pela necessidade em não ter gastos de energias extras. Esta lógica tão simples faz com que tenhamos a tendência de repetir padrões, inclusive de comportamentos.
Assim, a mudança mesmo que para melhor, nos faz entrar em um estágio de alerta, em pensar que o controle não está em nossas mãos e isso nos gera diversos incômodos que podem gerar muitas emoções distintas e variáveis de pessoas para pessoas.
Então, se biologicamente temos esta tendência, o que nos faz mudar?
A consciência e a percepção de si e do seu entorno. É a consciência que nos permite optar pela mudança e tornar este processo mais fácil e prazeroso. Muitas vezes esta consciência não vem de forma facilitada, mas quando surge é porque se faz necessário este movimento.
O quanto você tem mudado de forma consciente? Quanto você se sente confortável para se perceber e perceber a influência do seu entorno em seu comportamento?
A psicoterapia é uma ferramenta muito importante para este processo de consciência e percepção, EXPERIMENTE!
#consciência #influência #percepção #emoções #incômodo #repetição #padrões #controle #transformação #psicoterapia #mudança