top of page

Ela chegou sorrateira...


Estamos vivendo um momento histórico, não é o primeiro e nem será o último; do tipo daqueles que ouvíamos atentamente nas aulas de histórias, distantes de nós, mas com impactos sociais, econômicos e morais bem parecidos à época. Julgamos, refletimos e muitas vezes duvidamos que eles de fato aconteceram na intensidade e força com que víamos.

Mas ai chega a nossa vez, e por um momento nos vemos cegos, paralisados, amedrontados sem enxergar uma luz no fim do túnel. Essa reação de medo e estresse nos deixa em constante alerta, tudo parece perigoso e a situação reativa toma conta, aquela que nos faz agir sem pensar direito, sem planejar, sem organizar; o instinto pede apenas: SOBREVIVA!

E quanto a isso, o ser humano tem 3 principais respostas ao estresse: enfrentar, fugir ou paralisar, é bem fácil identificar os perfis em nossos familiares, amigos e conhecidos. Sabendo desse comportamento e a resposta esperada, fico perguntando o que nós Psicólogos, linha de frente, estamos planejando e preparando para oferecer a quem precisa e precisará dos nossos serviços; qual tem sido sua estratégia?


Estudos apontam que a população, que já estava enfrentando altos índices de sintomas depressivos e ansiosos antes de tudo isso, precisará ainda mais de nossos serviços, mas será que nós estaremos prontos e daremos conta de toda a demanda que chegará? Estamos nos preparando para não adoecer com o excesso de trabalho, com o sofrimento avassalador? Nunca antes a dor do outro foi tão próxima da nossa, a queixa deles, o sofrimento deles estará próximo, e será que você está preparado para separar muito bem isso?


Não queremos que você seja perfeito, também não somos, mas precisamos estar alinhados com nossa saúde, com nossa psicoterapia individual, com nossas supervisões e até grupos de apoio e estudo. Não tivemos tanto tempo de nos preparar para a Pandemia, ela chegou sorrateira, mas temos tempo para se preparar para o pós Pandemia.


Contem conosco!


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como conquistar os primeiros pacientes?

Sem dúvidas a pergunta mais recebida e que mais tira o sono do recém formado ou daquele que decide se aventurar no contexto clínico é essa! E se disséssemos que não tem resposta certa, que tudo depend

bottom of page